Bom, para começarmos com nossos
projetos com o Arduino, precisamos conhecer alguns itens básicos.
O
sketch(esboço), como é chamado o conjunto de códigos com suas instruções
e declarações referentes à linguagem do Arduino é o programa propriamente dito,
que queremos que execute alguma função.
Primeiramente,
vamos entender o conceito de função.
Funções
em linguagem de programação são pequenos blocos de intruções ou procedimentos
que compõem o programa principal, são escritas para realizar as tarefas
desejadas de forma repetitiva. Sua utilização ajuda na estruturação do código,
deixando-o mais limpo.
As
funções devem ser declaradas antes de serem chamadas, e deve-se atribuir um
tipo, nome seguido de parênteses para que se possa por ou não os parâmetros.
Após o fechamento dos parênteses vem as chaves { } onde serão definidas as
ações que se deseja executar, ou seja, as instruções do programa.
Exemplo
da sintaxe de uma função:
tipoFuncao
nomeFuncao (parametros) {
instruções;
}
Esta
é a estrutura básica da função. Podemos criar nossas próprias funções de acordo
com nossa necessidade.
Agora que
já sabemos o que é uma função, devemos saber que existe duas funções que são
obrigatórias para execução do projeto, são elas o setup() e loop().
Vamos
as funções principais: setup() e loop().
setup()
A função
setup() é executada no início do código, tudo que estiver neste bloco é
executado apenas uma vez ou quando o Arduino for reiniciado pelo botão reset ou
quando faltar alimentação.
loop()
Como o
próprio nome já diz, o loop() é um laço que fica eternamente em execução.
É
nela que definimos o que nosso programa deve fazer.
Sabendo
dessas duas funções, está na hora de vermos alguns elementos que compõem o
código do nosso programa.
pinMode()
O
comando pinMode indica a configuração do pino que queremos usar como modo
Entrada ou Saída (INPUT, OUTPUT), mas por padrão os pinos digitais são
configurados como entrada. Definimos para que se possa entender e melhorar a
leitura o código.
Exemplos
de sua sintaxe é:
pinMode(8, INPUT); // configura o pino 8 como
entrada
pinMode(9, OUTPUT); // configura o pino 9 como
saída
digitalWrite()
O
digitalWrite permite enviar para os pinos informados níveis de tensão, que
podem ser alto (HIGH) ou baixo (LOW). Vamos supor que temos um LED ligado ao
pino digital 5 por exemplo, se enviar sinal alto para este pino ele acende, se
for enviado sinal baixo ele apaga. Isto ocorre porque em HIGH é enviado sinal
de 5V para o pino e 0V caso esteja definido com LOW. Veja a sintaxe abaixo:
digitalWrite(5, HIGH) // LED recebe tensão de 5V e
acende
digitalWrite(5, LOW) // LED recebe tensão de 0V e
apaga
Vale
a pena lembrar que os LEDs possuem queda de tensão em seus terminais que são
diferentes de acordo com fabricante, tipo ou cor. Sendo assim é sempre bom
utilizar resistores para que cause uma resistência na passagem da tensão para
que seu LED não venha a queimar devido ao excesso de tensão direcionada ao pino
configurado. Em média, podemos dizer que com a utilização do Arduino a tensão
fica em torno de 2V.
delay()
O delay()
é utilizado quando necessita de uma pausa de determinado tempo no programa.
Esse
tempo é definido em milissegundos, como pode ser observado na sintaxe:
delay (1000) // o programa é pausado durante 1
segundo
Como já falamos de LEDs vamos
utilizá-lo com exemplo, quando acendemos e apagamos o LED, colocamos o
delay(1000) e ele fica 1 segundo aceso e 1 apagado, ocorrendo o efeito de
piscar o LED.
É isso aí pessoal, até a próxima.
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